Fonte: Minaspetro
De forma corajosa, O governador Romeu Zema reduziu mais uma vez os impostos sobre os combustíveis, agora para a alíquota de ICMS do etanol, passando de 16% para 9%.
A queda terá um impacto aproximado de R$ 0,35 no preço de bomba. O Minaspetro, oficialmente, parabeniza o chefe do executivo estadual pela sensibilidade e compromisso com o povo mineiro de aliviar a carga tributária de produtos que são importantes para a economia do estado.
A redução total depende da forma como as distribuidoras irão repassar a queda para os postos que, por sua vez, irão transmitir a redução para o preço final da bomba. Na gasolina, as companhias realizaram o repasse de forma gradativa e o desconto completo (impostos federais zerados e queda de 18% do ICMS) já foi repassado.
É importante que as usinas produtoras de etanol entendam o bom momento vivido pela tributação dos combustíveis em Minas e tenham a sensibilidade de perceber a excelente oportunidade de tornar o combustível de cana mais competitivo na bomba, frente à redução do ICMS da gasolina, anunciada no início do mês.